Ontem (26) foi divulgado os dados Caged, que apresentou uma criação de 120.935 vagas formais no mês de abril deste ano.
O que é o Caged?
Caged é a sigla para Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. É um relatório criado com o objetivo de levantar os dados de quantas pessoas foram admitidas e demitidas no Brasil em determinado período.
Porém esse relatório só contempla as movimentações das vagas formais, ou seja, de pessoas com a carteira assinada, vulgo CLT.
Como foram os resultados do Caged no mês de abril?
Segundo o Ministério da Economia, órgão responsável pelo Caged, mostrou que no mês passado, 1.381.767 pessoas foram admitidas e 1.260.832 foram demitidas.
É válido ressaltar que ao falarmos sobre “criar” empregos, isso significa que o saldo entre admissões e demissões é positivo.
Portanto, o saldo foi de 120.935 novas vagas criadas no Brasil em abril.
Comparação dos resultados
Vamos por partes aqui para ninguém se perder.
A Reuters tinha uma expectativa de que fossem criadas 172,5 mil vagas formais e claramente acho que nem preciso dizer que apesar do número positivo, acabou ficando abaixo do esperado.
Comparando com abril de 2020, o resultado foi muito positivo. Na época, com o impacto da pandemia, foram fechadas 963.703 vagas, ou seja, o saldo entre admissões e demissões foi negativo. Nesse mês pudemos reverter o pior resultado para o mês de abril já registrado.
Outra comparação que podemos fazer é com os resultados de janeiro até abril deste ano com os quatro primeiros meses do ano passado, então prepare-se que o resultado é ainda mais animador. Nesse período de 2020, o saldo foi de fechamento de 763.232 vagas formais, já no mesmo período de quatro meses deste ano, foram criadas 957.889 vagas.
E a última confrontação que podemos fazer entre os dados, é com o mês passado, mostrando uma queda de 31,81% na criação de empregos. No mês de março foram abertas 177.352 vagas.
Agora você pode estar se perguntando…
O que isso impacta na vida das pessoas?
Essa resposta é simples, quanto mais criação de novos empregos, mais o nosso país possui mão de obra para produzir riquezas e isso faz com que a economia volte a girar. Não tem nada melhor para a economia de um país do que a sua população empregada e o aumento na força de trabalho.
Claro, que ao mesmo tempo que isso é positivo, também tem a sua contrapartida. Pense comigo, quanto mais pessoas empregadas, mais dinheiro está rodando na economia, ou seja, mais empregos, mais dinheiro para as famílias, o que estimula o consumo de produtos básicos.
Quem acompanha a The Compass já sabe onde quero chegar né?
Quanto mais as pessoas consomem o produto, aumenta a demanda e isso aumenta os preços e magicamente temos a famosa inflação.
Conclusão
No momento em que vivemos, é essencial a criação de empregos, para que possamos retomar o nosso ritmo econômico e ter um crescimento sustentável a longo prazo, para nos recuperarmos deste impacto da pandemia.
Mas claro, o ponto levantado pela inflação, não necessariamente é algo ruim, porém serão necessários um bom controle e uma boa política monetária para que isso não reflita e impacte a nossa economia.