Início » Economia » Brasil vai crescer apenas 1,5% em 2022, projeta FMI

Brasil vai crescer apenas 1,5% em 2022, projeta FMI

A estimativa para o ano que vem foi reduzida, e agora?
Ministério da Economia piora projeções de inflação e PIB para 2021 e 2022
(Foto: Getty Images)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a projeção para o crescimento do Brasil em 2022 para 1,5%, estando anteriormente em 1,9%. Essa estimativa foi feita por meio do PIB (Produto Interno Bruto) do país e veio do relatório Perspectiva Econômica Mundial.

O que é FMI?

 

O FMI, sigla para Fundo Monetário Internacional, é uma organização internacional criada para promover a estabilidade financeira global, ajudar no comércio internacional e contribuir para o crescimento econômico dos países.

O que causou essa redução?

 

Segundo a economista chefe do FMI, Gita Gopinath, essa redução na projeção resulta do aperto econômico pelo qual os Estados Unidos estão passando neste momento. Por ser um importante parceiro comercial do Brasil, é claro que isso vai ecoar aqui.

Além disso, essa mudança na projeção tem a ver com a esperada alta dos juros diante da inflação que está rolando no Brasil, segundo Gopinath.

Vale dizer que nessa recuperação da pandemia, o aumento dos preços das commodities, que são cotadas em dólar, e a volta dos setores industrial e de serviços, fizeram contribuições significativas nesse contexto.

Já o IPCA (inflação), também de acordo com o FMI, deve chegar a alta de 7,9% neste ano e deve crescer ainda mais no ano seguinte.

Quanto ao desemprego, o fundo projeta uma redução na taxa, estimando uma mudança de 14,5% para 13,8% ainda neste ano e de 13,2% para 13,1% no ano que vem.

Mesmo com o avanço da vacinação em todo o mundo, é importante notar que os riscos para a economia continuam. A variante Delta, por exemplo, trouxe uma redução para o crescimento global em 0,1% neste ano.

O relatório ainda citou mudanças climáticas, reforçando a necessidade de medidas para conter a emissão de carbono (como impostos sobre CO2). Vale dizer: a revisão para o crescimento dos EUA também caiu.

Adm

Mais um foguete dando ré?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp