A prévia da inflação é a maior para abril desde 1995, e agora?

Entenda de vez os impactos de tudo isso no seu dinheiro
Várias notas de cinquenta e cem reais para representar a inflação medido pelo IPCA-15

Quando parece que tá ruim, a inflação vem para mostrar que dá para ficar pior. 

Depois de bater o recorde do mês de março, a prévia da inflação volta a superar os patamares desde a época do início do Plano Real.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), uma prévia da inflação brasileira. 

O IPCA-15 mostrou um aumento de 1,73% nos preços em abril, representando o maior resultado para o mês, desde 1995, quando registrou uma alta de 1,95% e além disso, também é a maior variação mensal desde a alta de 2,19% em 2003. 

O que é o IPCA-15?

O IPCA-15 é uma prévia da inflação oficial da economia brasileira, calculada pelo IBGE. E para quem ainda não sabe, a inflação é o aumento generalizado nos preços da economia de um país.

Dessa forma, isso quer dizer que a inflação não causa o aumento dos preços, é o aumento dos preços que causa a inflação.

Qual o motivo para essa alta da inflação?

O principal fator que contribuiu para esse aumento foi a gasolina. A subida de 7,51% no preço do combustível, resultou em 0,48 ponto percentual (p.p.) no índice.

É bom lembrar também que o IPCA-15 do mês passado, não contabilizava o reajuste feito pela Petrobras no fim de março. 

Isso causa uma disparidade entre o IPCA oficial e a sua prévia, porque o IPCA-15 é medido, geralmente, entre o dia 15 de um mês e o dia 15 do outro.

Além disso, o grupo de alimentação e bebidas também teve uma alta neste mês, porém com menos intensidade, registrando 2,25%.

Quais eram as expectativas para a inflação?

Apesar do resultado recorde para o mês, a prévia ficou abaixo da média das projeções feitas por instituições financeiras, que estimaram uma alta de 1,82%.

Como isso afeta o seu dinheiro?

Simples, perda do poder de compra. Estar atento à inflação, é muito mais do que só se manter informado, mas evita que você perca dinheiro sem perceber. A lição número um do dinheiro é que ele tem valor no tempo. 

Inscreva-se na nossa newsletter!