5G pode impulsionar áreas essenciais para o Brasil, diz ministro de comunicações

O ministro de comunicações, Fabio Faria, afirma que o 5G vai aumentar produtividade brasileira em setores importantes.
Fabio Farias ministro de comunicação do Brasil

Durante o Mobile World Congress 2021, em Barcelona, o ministro de comunicações, Fabio Faria, atribuiu muito importância para a tecnologia 5G, que vai impactar a indústria pesada, commodities e o agronegócio do país.

Essas são todas as áreas que compõem a base de nossa economia, onde o Brasil tem mais força internacionalmente. 

Segundo o ministro:

“As aplicações 5G nos ajudarão a aumentar a produtividade brasileira em setores que temos participação internacional significativa, como minério de ferro, soja, proteína animal, café, máquinas e aeronaves”

🌐 Adm, o que é tecnologia 5G?

Dá para fazer umas 5 páginas explicando, mas o adm vai resumir: 5G é a próxima geração de internet móvel.

Basicamente, a tecnologia usa frequências de ondas de rádio maiores do que outras como 4G e 3G, o que permite que alcance altíssimas velocidades.

Altíssimas quanto, adm?

Altas no nível de baixar um filme de alta definição em apenas um minuto e conseguirem alcançar 1GBs de velocidade. E o Adm se achando com seus 30 mega….

Porém, como as ondas são menores devido às altas frequências, o alcance é mais limitado e a tecnologia sofre mais com interferências físicas como objetos, o que exige mais antenas e, portanto, uma infraestrutura maior.

📰 Voltando à notícia

O ministro afirmou que serão necessários investimentos constantes no setor e defende a ampliação do sinal digital das telecomunicações em todo Brasil. 

Por volta de 5 mil comunidades indígenas e 48 mil quilômetros de rodovias federais serão beneficiados com a expansão da cobertura de banda larga pretendida pelo ministro, oferecendo 4G e sistema de fibra óptica para locais carentes da tecnologia, o que é um passo importante para a aplicação do 5G.

🧭 Por que é importante, adm?

Adm Explica

O 5G pode realmente revolucionar o mercado brasileiro e mundial. Estimativas da GSMA apontam que a tecnologia deve agregar US$ 2,2 trilhões à economia global nos próximos 14 anos, pelo avanço em diversos setores que a tecnologia permite. 

Vale lembrar também que o 5G é uma das peças-chave na evolução da internet das coisas, que permite a integração entre o físico e o digital, com carros conectados e várias aplicações que serão beneficiadas.

Inscreva-se na nossa newsletter!